Uma das alterações introduzidas na Nota Fiscal Eletrônica, versão 4.00, é a utilização do protocolo TLS 1.2 como padrão na comunicação entre os servidores do governo e os computadores onde as notas fiscais serão transmitidas. O protocolo TLS tem como principal objetivo garantir a privacidade e a integridade dos dados em uma comunicação entre duas aplicações.
No entanto, você, se for um usuário final dos sistemas da MASTER SIG, pode estar se perguntando: o que esse protocolo altera no meu trabalho cotidiano? Do ponto de vista da operação final do sistema emissor de NF-e da MASTER SIG, não há alterações em virtude da mudança para o protocolo TLS 1.2, mas há um outro aspecto importante que, este sim, pode afetar o trabalho: o sistema operacional.
Sistemas operacionais como Windows XP e Windows Vista não utilizam o protocolo TLS 1.2 e, portanto, computadores com estes sistemas operacionais não estarão aptos a transmitir as notas fiscais na versão 4.00. Vale ressaltar que estes sistemas operacionais já não possuem suporte da Microsoft (no caso do Windows XP, o suporte terminou em 8 de abril de 2014).
Portanto, para que seja possível a emissão e transmissão de notas fiscais eletrônicas, versão 4.00, a MASTER SIG recomenda a utilização de Windows 7 Service Pack 1 ou sistemas operacionais superiores (mais novos, como Windows 10). Para saber mais sobre suporte ao Windows XP, clique aqui.