O SEFAZ Virtual de Contingência (SVC) é um ambiente de autorização em contingência pertencente ao projeto da Nota Fiscal Eletrônica, acrescentando assim mais uma maneira de emissão de notas fiscais em contingência.
Algumas das vantagens na utilização do SVC:
- permite a impressão do DANFE em papel comum;
- não há a necessidade da transmissão da NF-e para a SEFAZ de origem quando os problemas estiverem sanados, haja visto que o XML enviado para o SVC possui todas as informações da nota fiscal (diferentemente do EPEC).
- não há a necessidade de trocar a série dos documentos fiscais, diferentemente do SCAN.
É importante ressaltar que o SVC não fica ativado por período indeterminado. Sua ativação é acionada pela Unidade Federativa interessada quando há indisponibilidade do sistema da SEFAZ de origem, sendo esta indisponibilidade programada ou não.
O sistema de NF-e da MASTER SIG (MS NF-e) trabalha atualmente com a SEFAZ Virtual de Contingência do Ambiente Nacional (SVC-AN), que é um dos dois ambientes possíveis para recepção das notas fiscais em contingência. Para ativar o SVC-AN, basta acessar a tela de configurações do MS NF-e e marcar o parâmetro para ativar a SVC-AN conforme imagens abaixo.
Após alterar as configurações no sistema conforme as imagens acima, basta então que o usuário saia do sistema e entre novamente para que o sistema atualize suas configurações. Para se ter a certeza de que o sistema está operando em contingência, basta observar a barra de menus do sistema que estará com o texto “SISTEMA EM CONTINGÊNCIA SVC-AN”.
Espero que este post tenha esclarecido o que é o SVC e suas principais vantagens.
Para saber mais sobre autorização de NF-e em contingência, acesso o portal da Nota Fiscal Eletrônica.